segunda-feira, 28 de março de 2011

E agora... Correção!

Capítulo 02.

páginas 33 e 34.

1- Cada uma das nações envolvidas no conflito tinha suas razões particulares para dele fazer. No entanto, em comum, cada qual carregava consigo o desejo de manter ou aumentar sua influência política e principalmente, econômica mundial. Assim, é possível afirmar que "pretensões imperialistas" estavam na raiz das principais questões que envolveram os beligerantes.

2- Percebendo que o choque de interesses entre as principais potências industriais europeias era cada vez mais eminente, cada qual deu início aos esforços que estiveram voltados para desenvolvimento e aumento da produção de armas. somados a esses esforços, várias alianças militares se estabeleceram. O mundo se preparava para a guerra, porém, a despeito da corrida armamentista e das alianças estabelecidas, ainda havia paz. Daí a expressão "Paz Armada"

3-
1914 - Guerra de movimento
1915/1916 - Guerra de trincheiras.
1917 - Período crítico (entrada dos EUA na guerra)
1918 - Vitória dos aliados.

4- Resposta pessoal.

5- (x) a França e a Rússia.

6- (x) a corrida imperialista, com o estabelecimento de colônias e áreas de influência na África e na Ásia aumentou as rivalidades entre os países europeus.


Capítulo 3.

páginas 47, 48 e 49.

1-
Mencheviques: numericamente representavam a minoria do partido, porém, constituíam uma ala poderosa pois representava os interesses da burguesia.
Bolcheviques: numericamente representavam a maioria do partido, defendiam os interesses e aspirações dos camponeses e operários e de militares de baixa patente.

2- Antes da 1ª Guerra Mundial, vários problemas já demonstravam a péssima situação em que se encontrava o Império Russo. no entanto, a entrada da Rússia no conflito expôs essas condições, provocando o aprofundamento da crise do czarismo e, em 1917, contribuíram decisivamente para o fim do czarismo.

3- Recorrer à força da produção de riquezas que o sistema capitalista oferecia, para os propositores do socialismo era dar "um passo atrás". Porém, posteriormente, apropriar-se da riqueza produzida e dividi-la entre os representantes das classes trabalhadoras representaria dar "dois passos à frente"

4- Os sovietes podem ser definidos como organizações de trabalhadores que representavam as mais diversas regiões da Rússia. Durante a revolução, organizaram-se em torno dos bolcheviques que os representavam no partido. Quando da subida de Lênin ao poder, este defendia que o governo deveria ser entregue aos sovietes, ou seja, a esses conselhos, em outras palavras, o povo.

5- Stálin defendia que o comunismo deveria amadurecer bastante ainda dentro da URSS. Então, quando alcançasse o amadurecimento necessário, finalmente teria condições entruturais e práticas de se difundir consistentemente pelo mundo. Trotsky entendia que a difusão imediata das ideias e das práticas comunistas ao redor do mundo favorecia o estabelecimento e fortalecimento do comunismo como modelo político e econômico. Após a morte de Lênin, Stálin sobe ao poder e implanta o modelo que defendia.

6- (X) Lênin, em outubro de 1917.



Lembre-se que você não deve decorar o exercício, a correção é apenas para confirmar as suas respostas.
História é prestar atenção na aula, ler bastante e fazer resumos e fichamentos do que você estudou.

Boa prova.

Profª Adriana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.