segunda-feira, 21 de março de 2011

Correção do exercício

Para o 1º ano:

Exercícios módulo 3 - fascículo 1
Páginas 22, 23, 24 e 25.

1- Um dos desafios dos egipcios era dominar as cheias do Nilo, aproveitando-as da melhor forma possível. Isso contribuiu para que eles buscassem conhecimentos para construir diques e facilitar a irrigação. Nesse sentido, não se pode afirmar que a sociedade egipcia é resultado unicamente da presença do Nilo.É importante que se destaque o papel criativo de sua população, ao desenvolver tecnologias a utilização das águas.

2- O governo era centralizado e exercido em nome dos deuses em que os egipcios acreditavam. O faraó era considerado a encarnação dessas divindades, configurando um governo que buscava sua legitimidade na religião.

3- Verificou-se durante o Médio Império o fortalecimento do poder central. O faraó conseguiu superar o poder local e impor sua autoridade sobre todo o Egito. Conquistas egípcios foram empreendidas, proporcionando acesso a diversas riquezas materiais. Ocorreram também invasões de outros povos, com destaque para os hicsos.

4- Havia o faraó e sesu familiares, considerados sagrados. Os nobres, constituídos de parentes mais distantes dos faraós, eram altos oficiais do exército ou funcionários administrativos e tinham uma vida de luxos e privilégios. Havia sacerdotes, representantes dos deuses, que eram ricos e detinham grande poder. Os escribas dominavam a escrita egípcio e ocupavam cargos na administração pública. Havia também os soldados, os camponeses, os artesãos e escravos. Esses últimos eram responsáveis pelo trabalho manual.

5- A ideia da vida após a morte era muito presente entre os egípcios, influenciando a maior parte do cotidiano. Além disso, eram politeístas, e seus deuses, antropozoomórficos.Uma característica da religião egípcio é o processo de mumificação dos mortos.

6- Amenófis pretendia a centralização do poder em suas mãos. Impôs o culto ao deus Aton, do qual se dizia descendente. Essa mudança no culto não prevaleceu nos período posteriores da história egípcia.

7- As grandes construções egípcias possuem caráter religioso. o principal exemplo são pirâmides, que serviam de túmulos aos faraós, os quais eram considerados deuses. Havia também mutos templos, também ligados à adoração aos deuses.

8- Resposta Pessoal

Testes de Vestibular:

1- a
2- e
3-d
4- a
5- c
6- b
7- c
8- e

Módulo 4 - fascículo 1.
Páginas, 29, 30 e 31.

1-
a) Aproveitamento hidráulico da Mesopotâmia não era o mesmo encontrado no vale do Nilo, pois as cheias eram mais fortes e não tão regulares quanto no Egito. De qualquer maneira, os rios foram importantes nos dois casos.
b) O Egito tem barreiras naturais ao norte, leste e oeste, o que favoreceu o isolamento da região e, consequentemente, a estabilidade política. Outro ponto é que o Egito não ocupava uma rota natural de passagem, como a Mesopotâmia, o que também influenciou na sua instabilidade política.

2- Os sumérios construíram as primeiras cidades, que se caracterizavam por sua autonomia administrativa, sendo consideradas cidades-estado, pois não estavam unificadas por nenhum poder central, como um rei ou imperador.

3- Os exércitos assírios eram os mais cruéis e sanguinários da antiguidade oriental. Alguns relatos datados do seu período de esplendor nos trazem informações atribuídas ao próprio rei Assírio, Assurbanipal, dando conta do terror e da carnificina empreendidas em algumas de suas conquistas.

4- Nabucodonosor atacou a Palestina e foi responsável pelo exílio do Reino de Judá, levando o restante do povo hebreu em cativeiro. Construiu os jardins suspensos da Babilônia e também a edificação de uma torre de aproximadamente 215 metros.

5- O rei, cujo o poder estava ligado á religião; os "homens livres", dos quais fariam parte os sacerdotes, escribas, funcionários reais; e os soldados, camponeses, artifices, pequenos proprietários de terras e comerciantes com menor influência social. Havia também muitos escravos.

6- Nos templos mesopotâmicos era possível conseguir empréstimos e até mesmo aprender uma atividade que poderia ser utilizada de forma economicamente rentável. Era possível ainda estudar em suas bibliotecas, armazenar produtos e, até mesmo, deixar animais de transporte para que se alimentassem e descansassem.

7- Eram politeístas e acreditavam na possibilidades da "vida após a morte", não com tanta intensidade como os egipcios, pois não a entendiam como algo desejável, pois, segundo as crenças mesopotâmicas, os mortos habitariam um lugar profundo e escuro, alimentando-se de pó e não tendo nenhuma esperança de algo melhor.

8- É baseado no "princípio de talião": "olho por olho, dente por dente". Esse código se caracterizava pela rigidez para com a infração das leis e estabelecia punições de morte para a maioria dos crimes.

9- No campo das ciências, nos legaram a base da álgebra, um sistema de numeração sexagesimal, um sistema de pesos e medidas para superfície e volume. Na astronomia, eles mapearam alguns planetas e constelações,, e chegaram até a prever eclipses lunares.

10- Resposta pessoal

Testes de Vestibular.

1- d
2-c
3- e
4- d
5- b
6- e
7- c
8- d

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.