segunda-feira, 10 de maio de 2010

Gabarito

Alunos do Ensino Médio.

não consegui ainda colocar o gabarito do último TS no blog. Assim que puder colocarei.

Amanhã teremos prova para o Ensino Fundamental, relembrando os conteúdos.
8º ano - capítulos 5 e 6 (independência dos EUA e Revolução Francesa)
9º ano - capítulo 7 (Era Vargas)


Segue abaixo a correção do exercício como prometi para o 9º ano.

Página 121.

1- A constituição de 1891 foi anulada e algumas medidas radicais foram tomadas, como o afastamento dos governadores de Estado (exceto o de Minas Gerais). Em seu lugar, foram nomeados os chamados interventores, em sua maioria tenentes, que garatiram o controle federal sobre as diversas regiões do país. Vargas também ordenou o fechamento da Câmara e do Senado, além de todas as câmaras municipais e assmebleias legislativas dos estados. Entre outras medidas administrativas, foi criado o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, que seria responsável por mudanças nas leis trabalhistas, como a criação do salário mínimo.

2- Entre 1931 e 1932, muitas tensões e instabilidades marcaram as relações entre o governo de Vargas e políticos paulistas, muitos dos quais haviam sido afastados de decisões importantes em âmbito nacional. Além disso, a nomeação arbitrária de interventores deixava lideranças paulistas insatisfeitas, o que estava também associado à demora na elaboração de uma nova carta constitucional. Assim, a Revolução Constitucionalista foi um movimento que propunha um levante armado para derrubar Vargas, ou menos conseguir uma Constituição que colocasse o país em um estado de legalidade.

3- A AIB foi fundada pelo nacionalista Plínio Salgado, em 1932, e sua ação era principalmente contra os comunistas. Em um período de viagem, conheceu o fascismo italiano e imaginou algo semelhante para o Brasil. Era a favor de um governo centralizador, montou uma organização semimilitar e enfatizava a obediência aos superiores, sendo ele mesmo a liderança máxima.
Já a ANL foi fundada em março de 1835, embora em períodos anteriores existissem movimentos antifascistas, que reuniam forças de esquerda. A partir de então, os aliancistas atuavam com veemência contra os integralistas e propunham mudanças como a suspensão do pagamento da dívida externa, nacionalização de empresas estrangeiras e reforma agrária. A formação da ANL estava ligada a orientações vindas de Moscou, por meio do PCB.

Página 122.

4- Destacamos alguns aspectos: na constituição de 1934, o mandato presidentcial seria de quatro anos, sem direito a reeleição. Confirmou o voto obrigatório, secreto e direto, incluindo o direito de voto às mulheres. Enfim, era uma Constituição mais democrática.
Quanto a Constituição de 1937, destaca-se a possibilidade de governar por meio de decretos-leis, o que dispersava o Congresso Nacional. Depois de um curto período funcionando, novamente as assembleias estaduais e as câmaras municipais foram fechadas. Muitos govenadores foram substituídos, e o mandato presidencial foi para seis anos. Mantiveram-se os direitos trabalhistas, embora o de greve tenha sido proibido.

5- O levante aliancista de 1935 gerou uma série de medidas repressivas pelo governo federal. Em março de 1936 foi decretado estado de guerra, o que dava mais poderes ao presidente. Segundo a Constituição, haveria eleições para presidente em 1938, mas no segundo semestre de 1937 foi encontrado um pretexto para um golpe: o chamado Plano Cohen. Trata-se de um documento de 1936, escrito por um capitão integralista do Exército, que teve como objetivo simular uma tomada de poder pelos comunistas, por meio de uma revolução. Em setembro de 1937 o conteúdo do documento foi divulgado pelo rádio e em vários jornais. Esse foi um bom pretexto para o golpe de Estado.

6- (x) aproximação com os EUA.

7- (x) a luta das mulheres brasileiras pelo direito ao voto obteve sucesso a partir da inclusão desse direito na Constituição de 1934.

8- Para cuidar da censura e propaganda, foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Os meios de comunicação e arte foram cercados: cinema, rádio, teatro, jornais, literatura, etc. Além disso, a entrada de publicações no país passou a ser bastante controlada.

9- (x) Serviu de pretexto para o golpe de Estado que implantou no Brasil uma "nova ordem", o Estado novo.

10- (x) objetivou o controle do proletariado, atendendo sua reivindicações nos limites impostos pela burguesia.


Boa Prova pra todos amanhã.

Abçss
Profª Adriana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.